O Porto de Sines é um porto de águas profundas, líder português na quantidade de mercadorias movimentadas e apresenta condições naturais ímpares na costa portuguesa para acolher todos os tipos de navios. Dotado de modernos terminais especializados, pode movimentar os diferentes tipos de mercadorias, está aberto ao mar e conta com excelentes acessibilidades marítimas sem constrangimentos.

É o principal porto na fachada ibero-atlântica, cujas características geofísicas têm contribuído para a sua consolidação como activo estratégico nacional, sendo, por um lado, a principal porta de abastecimento energético do país (petróleo e derivados, carvão e gás natural) e, por outro, posiciona-se já como um importante porto de carga geral/contentorizada com elevado potencial de crescimento para ser uma referência ibérica, europeia e mundial.

Case Study APS

Em 2003 a EGAPI ganha o concurso para implementação do sistema de Controlo de Acessos e Assiduidade na Administração do Porto de Sines.

Neste âmbito, desenvolve e implementa a primeira versão de controlo de acessos às áreas portuárias mais sensíveis, tendo em linha de conta os requisitos da IMO - ISPS Code, aplicando-os à Segurança e Controlo de Acessos no Terminal Petroquímico.

Ao longo da última década, coube à EGAPI o desafio e a responsabilidade de evoluir e manter a plataforma EGAPI ID-System nesta importante Administração Portuária.

Actualmente a plataforma cobre 100% dos terminais, concessões e zonas internacionais, com interfaces pedonais, rodoviários ou ferroviários:

  • 33 zonas de segurança;
  • 109 pontos de validação;
  • 10 portarias de controlo e atendimento presencial;
  • Mais de 16 000 pedidos de acesso anuais;
  • Mais de 3000 acessos diários.

Internacionalmente auditada com sucesso, a APS figura na lista de portos com certificação de segurança ISPS.

Para além de uma ferramenta de segurança e assiduidade, a plataforma conta hoje com outras componentes tecnológicas de agilização de processos e melhoria de operação:

© EGAPI, 1990-2021, todos os direitos reservados