O elevado grau de exigência da indústria alimentar, para além do óbvio cumprimento das normas HACCP e eventuais certificações de qualidade, requer a utilização de ferramentas de apoio informático adequadas aos processos de produção e transformação.

Para os diversos produtos alimentares existem especificidades nos processos  agrícolas e industriais, os quais constituem desafios complexos às equipas de TI’s. São processos que não se enquadram em metodologias de controlo de processo e produção normalizadas. Nos últimos anos, a evolução dos sistemas de informação, bem como a sua acessibilidade, permitiu a construção de poderosas ferramentas de apoio aos processos agro-industriais.

A plataforma da EGAPI, Wine-Cellar IS é produzida por uma equipa multidisciplinar (informática e enologia). A EGAPI construiu de raíz um sistema 100% adaptado às realidades dos processos vitícolas e enológicos.

O elevado grau de exigência da indústria alimentar, para além do óbvio cumprimento das normas HACCP e eventuais certificações de qualidade, requer a utilização de ferramentas de apoio informático adequadas aos processos vitícolas e enológicos.

A especificidade do Wine-Cellar IS suporta a complexidade dos processos produtivos inerentes à enologia, e traduz-se numa ferramenta que para além de optimizar processos, fornece e compila preciosos elementos técnicos e de gestão sobre a produção, quer a nível financeiro - custos, administrativo e enológico.

Informação adicional

HACCP

O HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point) é um Sistema de Gestão de Segurança Alimentar que tem como principal objectivo a análise das diversas etapas da produção de alimentos para identificar de potenciais perigos à saúde dos consumidores e desenvolver medidas preventivas, através da definição de pontos críticos de controlo.

Actualmente, um sistema de HACCP pode ser certificado pela ISO 22000.

Um dos principais problemas relacionado ao processamento de alimentos é a segurança alimentar, ou seja, o controle de perigos de contaminação dos alimentos devido a perigos físicos, químicos ou microbiológicos. Estes podem ocorrer em qualquer uma das fases do processo: recepção de matérias-primas, armazenamento, preparação e confecção do produto final.

O processo de confecção, definido pelo controlo do processo, abrange não só as matérias-primas mas também as pessoas, equipamentos, instalações e embalagens. Devem ser considerados os riscos provenientes de contaminações cruzadas relativas a matérias-primas, embalagens e produtos.

Pela análise e identificação dos potenciais perigos das operações, são definidos os pontos de controlo críticos e são definidas as acções a tomar. Mantendo estes pontos sob controlo garante-se a conformidade dos produtos produzidos.

As empresas que procedem à implementação do seu Sistema de Garantia da Qualidade verificam que a ISO 9000 fornece uma excelente base para muitas iniciativas e que o HACCP encaixa-se particularmente bem neste modelo. Após a identificação dos pontos críticos de controlo (pelo HACCP), a sua monitorização e controlo é garantido pela ISO 9000. Sendo complementares, A ISO 9000 e o HACCP devem ser usados em conjunto e são fundamentais para a evolução do negócio.

Consulte as nossas soluções
  • Indústria Agro-Alimentar

    A especificidade das soluções EGAPI para a Indústria Agro-Alimentar suportam a complexidade dos processos produtivos inerentes à produção de alimentos.

    Saber mais
Saiba mais sobre os nossos produtos
  • Wine Cellar IS

    Wine-Cellar IS é um ERP para a Vitivinicultura que suporta a complexidade aos processos produtivos inerentes à produção de vinhos.

    Saber mais
  • F&B Process

    A produção agro-alimentar requer sistemas e conceitos especiais de controlo e gestão de produção. Na produção agrícola requerem ferramentas específicas de controlo e gestão.

    Saber mais

© EGAPI, 1990-2021, todos os direitos reservados