Controlo Acessos
O controlo de acesso consiste em permitir o acesso a uma propriedade, prédio, ou sala, apenas para pessoas autorizadas. O controlo físico de acesso pode ser obtido através de pessoas (seguranças ou recepcionistas); através de meios mecânicos como fechaduras e chaves; ou através de outros meios tecnológicos, como sistemas baseados em cartões de acesso e/ou biometria.
Em instalações complexas, é natural a existência de sistemas de controlo de acesso por questões de segurança – zonas de acesso controlado face aos riscos existentes – armazenagem e movimentação de mercadorias perigosas, matérias-primas e produtos alimentares, etc.
Os diversos intervenientes, cada um com as respectivas especialidades e especificidades de operação, contribuem para uma diversidade de grupos de pessoas, com «papéis» distintos, mas que actuam e operam nas instalações, constituindo uma comunidade ampla e diversa.
Quando existe esta diversidade de grupos de pessoas, os meios tecnológicos são um facilitador na atribuição e negação de autorizações de acessos às pessoas. De igual forma garantem a auditoria, através do registo dos acessos que cada pessoa efectuou em cada instante.
O controlo de acessos com recurso a meios tecnológicos pressupõem a instalação de terminais e a existência barreiras físicas que permitam ser automaticamente accionadas a cada pessoa autorizada.
Os terminais podem ser divididos em dois grandes grupos: terminais de leitura de cartões RFID e terminais biométricos. Os terminais de leitura de dados biométricos oferecem mais segurança na medida em que é reduzida a probabilidade de transmissão de identidade. Em contrapartida, os terminais de cartões possibilitam uma maior agilidade na emissão e atribuição de autorizações às pessoas.
O simples facto das pessoas possuírem um cartão ou a template biométrica cadastrada, por si só não deve ser condição suficiente para garantir o acesso às instalações. O modelo de credenciação deve ser capaz de garantir a definição de:
- Período e horário de acesso;
- Portas às quais o acesso é autorizado, no horário definido;
- Condições da instalação que possam inibir temporariamente o acesso;
- O método de autenticação, por área de segurança.
Desde 2003 que a EGAPI implementa soluções de Controlo de Acessos para instalações complexas, as quais permitem:
- Controlo de entrada e saída de pessoas e veículos nas instalações;
- Integração com múltiplos de terminais e barreiras físicas: portas automáticas, corredores, torniquetes, molinetes, portões, etc.;
- Registo de movimentos de entrada/saída, com/sem controlo de anti-passback;
- Registo ocorrências de tentativas de autenticação falhadas;
- Validação móvel e não intrusiva;
- Delimitação do perímetro de segurança das instalações;
- Integração dos sistemas de vigilância dos perímetros e acessos às áreas;
- Controlo sinóptico em realtime das entradas/saídas e ocorrências;
- Registo de log de processos de entrada e validação, registo de presenças e incidências.
A plataforma de controlo de acessos EGAPI ID-System adequa os protocolos de validação às políticas e aos processos operacionais, face a cada tipo de pessoa / viatura e às condições de segurança da instalação em cada momento. Suporta e integra os diversos tipos de validação com garantia de escalabilidade e desempenho.
-
ID-System
ID-System é uma plataforma de segurança e controlo que articula e suporta a operação, fornecendo um controlo efectivo e on-time nas várias áreas organizacionais.
Saber mais -
Cartão Único Portuário
Cartão Único Portuário é uma plataforma electrónica comum para centralização e agilização dos processos de pedidos de acesso às instalações portuárias e respectivas autorizações.
Saber mais
-
Reconhecimento Facial
Reconhecimento facial para identificação inequívoca de pessoas recorrendo às suas características únicas.
Saber mais -
Cartões e Biometria
Os cartões e dados biométricos são hoje massivamente usados como métodos para identificação e autenticação de pessoas em inúmeros sistemas nos difere…
Saber mais