A Gestão Energética tem por finalidade gerir e optimizar o consumo de energia.

Aplica-se aos de diferentes tipos de energia, tais como:

  • Electricidade;
  • Gás;
  • Gasóleo;
  • Água;
  • Ar comprimido;
  • Gases Inertes.

A aquisição de dados em tempo real deste tipo de consumos permite a sua análise para posteriores decisões de optimização e uma consequente gestão de recursos eficiente.

Esta gestão é suportada pela aquisição dos sinais provenientes dos contadores dos respectivos distribuidores e regista os dados para análise quantitativa/temporal dos consumos e pela comparação com diferentes tipos de tarifários/operadores.

Uma vez analisados os consumos, é determinado o conjunto de medidas que permitam a optimização energética e consequente redução de custos. As medidas a implementar para optimização energética podem ser ao nível de gestão, por exemplo a troca de tarifário e/ou fornecedor energético; ou ao nível operacional.

Ao nível operacional podem ser implementados automatismos que permitam a optimização, por exemplo, desligar equipamentos em horários de não laboração.

A optimização energética deve é um processo recursivo e periódico de análise de consumos e consequente implementação de medidas.

Numa abordagem objectiva aos desafios de racionalização energética, que de uma forma directa ou indirecta vão reger e condicionar o desenvolvimento da economia, estamos certos de que esta solução contribui de forma pró-activa para o futuro.

Saiba mais sobre os nossos produtos

© EGAPI, 1990-2021, todos os direitos reservados