janeiro 2007

Em resposta a um desafio da OMRON, a EGAPI desenvolveu uma plataforma lógica de aquisição e tratamento de dados de consumos energéticos.

Em qualquer processo produtivo, industrial ou de serviços, a Gestão Racional de Energia assume uma importância cada vez maior. Não somente em termos de custos e competitividade, mas também nos respectivos impactos ambientais.

Tendo consciência da importância destes factores, em parceria, a Omron e a EGAPI criaram uma solução tecnológica com a finalidade de gerir e optimizar estes preciosos recursos.

Para que qualquer Gestor possa implementar políticas de racionalização, há que inicialmente adquirir as métricas necessárias às decisões, sobre as políticas mais adequadas baseadas em dados reais.

É nesta perspectiva que a Omron – EGAPI desenvolveram ferramentas imprescindíveis para o Gestor poder tomar decisões conducentes à racionalização de energia, e assim diminuir custos energéticos, tanto mais que, uma grande parte da poupança pode ser atingida por simples mudanças comportamentais, sem exigência de investimentos adicionais.

O sistema de gestão de energia tem por finalidade gerir e optimizar o consumo de diferentes tipos de energia: Electricidade; Gás; Gasóleo; Água; Ar comprimido; Gases Inertes; etc.

A aquisição de dados em tempo real deste tipo de consumos permite a sua análise para posteriores decisões de optimização e uma consequente gestão de recursos eficiente.

Esta gestão é suportada pela aquisição dos sinais provenientes dos contadores dos respectivos distribuidores e regista os dados para análise quantitativa/temporal dos consumos e pela comparação com diferentes tipos de tarifários/operadores.

© EGAPI, 1990-2024, todos os direitos reservados