setembro 2005

A Adega da Quinta dos Carvalhais é uma importante referência europeia de tecnologia de Vinificação.

Uma das componentes que lhe criaram essa reputação, foi o facto de no inicio dos anos 90, ter sido uma das primeiras unidades a ser concebida de raiz com um sistema de automação integral, para suporte aos processos de fermentação e controlo de temperaturas durante a fermentação de vinhos.

Passados 15 anos, a arquitectura e equipamentos de automação implementados, estavam descontinuados pelos diversos fabricantes, provocando problemas de eficiência e manutenção sobre o sistema.

Coube à EGAPI, a responsabilidade de refazer todo o sistema de automação e controle dos 155 depósitos da adega.

Para tal, optou-se pela implementação distribuída de quatro quadros de automação, todos eles conectados à infra-estrutura ethernet TCP/IP da adega.

Cada um dos quadros foi projectado para suportar três níveis de redundância a falhas, para que mesmo em caso de falha de sistema informático, comunicações, rede ou autómatos, o sistema de controlo de temperaturas ou remontagem esteja sempre disponível.

Cada um dos quadros foi implementado com consolas tácteis de monitorização e parametrização, e todo o sistema é garantido por uma plataforma de geração de alarmes por GSM.

O sistema produz automaticamente reports diários, os quais são enviados por e-mail para uma lista de distribuição previamente caracterizada.

Para além desta implementação lógica e física, todo o sistema ficou integrado com o módulo de vinificação Wine-Cellar IS.

Esta integração, para além da óbvia recolha e salvaguarda de dados associados a cada processo de fermentação, permite ainda a programação dinâmica de fermentações.

Ou seja, a partir de dados como a densidade, pH, tipo de castas, etc., existentes nas fichas de fermentação, passou a ser possível uma programação de ‘set-points’ de temperatura de ciclos de remontagem, directamente relacionados com a variação destes valores ao longo do processo de fermentação.

© EGAPI, 1990-2024, todos os direitos reservados