Gestimo
O Gestimo é uma solução informática que visa responder às diversas componentes da Gestão Imobiliária.
Em concreto, o Gestimo - Desinvestimento Imobiliário, suporta todos os aspectos conexos com a gestão de imóveis para desinvestimento no âmbito das instituições bancárias.
Teve a sua génese em 1995, no BPSM, foi em 1999 implementado no BNU e, encontra-se hoje ao serviço dos Grupos Nacionais.
O produto tem uma organização modular, construída em torno de um cadastro de imóveis, sobre o qual através de procedimentos parametrizados, é possível justificar o estado dos registos bem como obter report, estatístico e de gestão, adequado.
Os principais módulos aplicacionais são os seguintes:
- Administração;
- Regularização;
- Movimentos;
- Consulta Global;
- Vendas;
- Campanhas & Leilões;
- Contratação;
- Gestão Corrente de Imóveis;
- Mail Merge e Reporting.
Administração
O módulo de administração disponibiliza funcionalidades de administração de sistema bem como o apuramento de resultados operacionais periódicos.
Disponibiliza as seguintes funcionalidades:
- Definição de parâmetros gerais do cliente e da instalação;
- Gestão das tabelas base da aplicação;
- Gestão de utilizadores e suas permissões;
- Fecho do mês com apuramentos estatísticos;
- Produção dos mapas de report de Gestão.
Regularização
O módulo de regularização suporta o cadastro de imóvel e sua preparação para venda.
O cadastro de imóvel é composto por:
- Dados base
- Licenças;
- Registos prediais e fiscais;
- Áreas;
- Caracterização;
- Localização;
- Classificação.
O presente módulo disponibiliza um conjunto de funcionalidades que permitem:
- Abertura rápida de cadastro;
- Recolha e registo de avaliações;
- Acesso ao cadastro para actualização directa de campos com registo de alterações;
- Ficha de reclassificação.
Movimentos
Os vários eventos que ocorrem sobre os imóveis são registados sobre a forma de movimentos. A aplicação suporta a parametrização de tipos de movimentos onde é possível definir quem são os intervenientes, a informação passível de alteração e o estado inicial e final do imóvel após a execução do movimento.
O presente módulo disponibiliza um conjunto de funcionalidades que possibilitam:
- Recolha de registos históricos de movimentos;
- Parametrização dinâmica em função do pretendido;
- Operação directamente sobre o cadastro;
- A emissão automática de documentos, tais como, pedidos de avaliação, protocolos de entrega de chaves, etc.;
- Emissão de diários de movimentos;
- Extracção de mapas por tipo de movimento.
Consulta Global
A consulta global permite pesquisar e listar imóveis que se encontrem em determinado estado e que cumpram as condições de pesquisa.
A consulta detalhada de cada imóvel apresenta todos os dados de cadastro bem como os movimentos que foram executados para o mesmo ao longo do tempo.
O presente módulo disponibiliza funcionalidades que possibilitam:
- Pesquisa parametrizada de registos do cadastro;
- Exportação de resultados para Excel;
- Emissão de ficha cadastral de cada imóvel.
Vendas
O módulo de vendas tem por objectivo gerir todo o processo de vendas de um imóvel.
Suportado nos movimentos, gere o processo e alteração do estado que o imóvel atravessa, desde o acordo inicial de venda até à sua concretização.
Toda o processo e documentação relativa à venda é registado na aplicação.
O módulo de vendas, possibilita ainda:
- Pesquisa adaptada à área de vendas;
- Gestão de carteira de imóveis por responsável;
- Extracção de mapas de vendas.
Campanhas e Leilões
Módulo de gestão de campanhas e leilões de imóveis. Permite seleccionar um conjunto de imóveis e disponibiliza-lo em campanha ou leilão, definindo as condições e preços para a sua venda.
Possui suporte de preços especiais pelo período da acção comercial e a sua reposição no final do período estabelecido.
Este módulo permite o interface com as plataformas de venda online de imóveis para disponibilização da campanha e ou leilão online.
Disponibiliza ainda a possibilidade de emissão de mapas especiais da acção comercial.
Contratação
O módulo de contratação gere e suporta todos os contratos estabelecidos com entidades externas.
Disponibilizam um conjunto de funcionalidades que permitem:
- Registo de propostas recebidas e respectivo caucionamento;
- Aprovação de propostas e envio de CPCV (Contrato Promessa Compra e Venda);
- Registo de CPCV com gestão de valores recebidos, (no acto ou fruto de caucionamentos prévios);
- Controlo de prazos;
- Registo das escrituras;
- Cessão de posição contratual;
- Saldos por idades;
- Mapas de mapas de controlo;
- Gestão de comissões;
- Procedimentos de anulação ou não concretização de operações previstas.
Gestão Corrente de Imóveis
Módulo que disponibiliza um conjunto de funcionalidades para a Gestão Corrente de Imóveis que se encontram à responsabilidade de instituição para venda, tais como:
- Gestão de condomínios;
- Gestão de chaveiro;
- Execução de serviços de manutenção;
- Contratos de Arrendamento.
MailMerge e Reporting
Módulo que disponibiliza funcionalidades para Mail Merge e Reporting.
A execução de movimentos pode pressupor a emissão de cartas para vários destinatários. A aplicação suporta a configuração de cartas pré-configuradas, que são automaticamente emitidas aquando da execução de movimentos.
De igual forma, disponibiliza um conjunto de reports de suporte à operação e gestão de venda de imóveis.